Sinopse histórica da Igreja Memorial Batista de Brasília

No dia 30 de novembro de 1956, no ponto mais alto do que mais tarde viria a ser o Eixo Monumental do Plano Piloto de Brasília, reuniram-se os pastores Elias Brito Sobrinho e Silas de Brito Lopes, o missionário James Everett Musgrave Jr. e o irmão Marcelino Cardoso para sonhar a implantação do Evangelho na futura Capital do Brasil.

Em Janeiro de 1957, o missionário Musgrave e o irmão Waldemar Magalhães vieram de Goiânia (GO) com o propósito de iniciar o trabalho batista, que começou na Cidade Livre (acampamento de obra da nova Capital), num barraco, com uma Escola Bíblica.

O diácono batista norte-americano Maxey Jarman, ao saber, em 1958, da construção da nova capital brasileira, doou $ 300.000,00 (trezentos mil dólares) para a edificação de um templo no Plano Piloto.

Em maio de 1960 iniciaram-se as obras da construção do Templo, antes da organização da Igreja Memorial Batista, que ocorreu em 22 de julho de 1960, sendo alguns dos seus 44 fundadores egressos da PIB de Brasília.

O Templo foi inaugurado em 15 de dezembro de 1962; a Igreja contava, então, com menos de 200 membros. A Igreja Memorial Batista integra o rol das Igrejas da Convenção Batista do Distrito Federal e da Convenção Batista Brasileira.

A Igreja Memorial Batista de Brasília conta hoje com quase 2 mil membros.

 

SINOPSE HISTÓRICA 

1956

O pastor Elias Brito Sobrinho, o missionário James Everett Musgrave, o pastor Silas de Brito Lopes e Marcelino Cardoso fizeram uma reunião, em 30 de novembro, para organizar o início das atividades de evangelização em Brasília. A cidade ainda estava em construção. A inauguração da Capital aconteceu somente quatro anos depois dessa reunião, em 1960.

1957

O missionáio Musgravee e Waldemar Magalhães viajaram de Goiânia a Brasília para iniciar as atividades do segmento batista na cidade. Existia um acampamento que era a base das obras no Núcleo Bandeirantes, nessa época chamado de Cidade Livre. Os trabalhos começaram em um galpão de madeira com a ministração da Escola Bíblica Dominical.

1958

O americano Maxey Jarman, na época diácono de uma igreja batista, fez a doação de $ 300.000,00 (trezentos mil dólares) para a construção de um templo na Asa Sul.

1960

Foram iniciadas as obras para a construção da Primeira Igreja Batista (PIB), no Núcleo Bandeirantes. Era o mês de maio. No dia 22 de julho foi organizada a Igreja Memorial Batista de Brasília (IMBB), com 44 membros fundadores, alguns desses vieram da PIB.

1962

Inauguração do templo da Igreja Memorial Batista de Brasília. Era o dia 15 de dezembro. Existiam cerca de 200 membros cadastrados. A Memorial filia-se à Convenção Batista do Distrito federal e à Convenção Batista Brasileira.

Relação dos membros fundadores

Abigail de Farias Moreira, Alcenina Gusmão Branco, Alex Dias Ribeiro, Alzira Coelho Brito, Antovaldo da França Cardoso, Arlindo Martins Raposo, Berta Maria Motta Coelho, Clotildes Fraga Dias Ribeiro, Dalva Passos Melendez, Geraldo Horácio de Oliveira (diácono), Djalma de Aquino Ribeiro, Douglas Charles (pastor), Edvaldo Dias de Carvalho, Edvaldo Dias de Carvalho Júnior, Eli Roberto Pinto, Elson Romeu Pinto, Esequias Ferreira de Almeida, Esther Pinto Aguiar, Ézio de Souza Pires, Francisco Aguiar, Gelton Florindo, Geny do Carmo Oliveira, Hervalina Braziliense Melendez, Hilda Maria de Jesus Carvalho, Isaac Barreto Ribeiro, James Everet Musgrave (Jimmy), James Everett Musgrave Júnior (pastor), Jane Asenith Musgrave, Jessé Moreira (pastor), João Walfredo Thomé, John Barret Musgrave, Jonas Horácio de Oliveira, Lacy Florindo Ribeiro, Léa Passos Melendez, Letty Brandão, Lígia Figueira de Almeida, Luiz de Oliveira Pinto, Marco Afonso Monteiro Franco, Marilza Gonçalves Gusmão, William H Berry (pastor), Pedro Gomes de Melo (pastor), Rubem Melendez (pastor), Ruth Figueira de Almeida e Ubirajara Dutra Gusmão.

Membros fundadores arrolados nos 90 dias que se seguiram à organização da Igreja

Amir Sampaio, Ciléia Barreto da Silva, Elisia de Farias, Ézio de Oliveira Pires, Higino Gracindo de Brito, Jacyra Martins Soares, Jane Messina, José Soares dos Santos, Lídice Botelho Vianna, Manoel Silva Almeida, Miriam Soares dos Santos, Moisés Soares dos Santos, Neusa Maria Barbosa, Rute Botelho Vianna, Sebastiana Messina, Theófilo Petronilho dos Santos, Zeli Silva e Zilda Vieira Chaves.

 

Galeria de ex-pastores

 

Período

Pastor

Função exercida

22/7/60 a 25/7/62 James Everet Musgrave Júnior Titular
25/7/62 a 29/7/62 Jessé Moreira Vice-moderador
29/7/62 a 2/3/63 James Acree Lunsford Interino
2/3/63 a 9/1/93 Éber Vasconcelos Titular
9/1/93 a 6/12/98 Norton Riker Lages Titular
6/12/98 a 11/3/00 Éber Vasconcelos Interino
11/03/00 a 29/02/2016 Josué de Melo Salgado Titular