"Uma Igreja viva para o Deus vivo!"

Ministério da Informação


O Ministério de Informação é um desdobramento de apoio às áreas ministeriais da Igreja Memorial Batista (Proclamação do Evangelho, Louvor e adoração, Ensino e Discipulado, Comunhão e Serviço Cristão), servindo-se de meios e pessoas especializados nas áreas de tecnologia da informação e da comunicação, ciência da informação e multimídia.

O foco deste Ministério é apoiar as atividades da Igreja com serviços de sonorização, broadcasting, iluminação, gravação digital, documentação, biblioteconomia e arquivologia, manutenção de material referentes à história da Igreja, incluindo atualização permanente do acervo de nossa biblioteca para atendimento suplementar aos membros e congregados.

Serviços de audiotécnica e videotécnica

A transmissão dos cultos viabroadcasting visa atender irmãos fisicamente distantes dos locais de realização dos cultos e eventos, possibilitando-lhes a participação adequada e, em muitos casos, o conhecimento da mensagem do evangelho que propagamos.

Os serviços podem ser solicitados por meio de contatos prévios com a coordenação do Ministério de Informação, visando ao desenho de projetos e atividades que possam ser realizados em conjunto ou que demandem apoio especial deste Ministério ou em conjunto com outro ministério da Igreja.

Temos, habitualmente, trabalhado com irmãos voluntários, preferentemente com formação em engenharia de som, tecnologia da informação e comunicação, iluminação, broadcasting, filmagem, biblioteconomia e áreas afins.

O Ministério de Informação está presente onde quer que sejam realizados os eventos da Igreja, no templo, no auditório Éber Vasconcelos, nas dependências dos edifícios de educação religiosa ou locais fora do nosso campus que demandem ações de apoio às atividades promovidas pela Igreja Memorial. Os serviços são realizados em momentos que antecedem cultos e eventos realizados pela Igreja, para preparação e adequação dos equipamentos de áudio, filmagem, gravação, broadcasting e iluminação.

Coordenador: Fábio de Souza Pereira

Serviços de biblioteca e centro de documentação


"Até que vá, aplica-te â leitura, à exortação, e ao ensino." (I Timóteo 4.13).

A Biblioteca e o Centro de Documentação da Igreja Memorial Batista foram inaugurados em 9 de julho de 1995 vinculados à estrutura do antigo Departamento de Informação, atualmente Ministério de Informação.

O Centro de Documentação (CEDOC) tem como finalidade a formação de acervo documental de interesse da Igreja no aspecto administrativo e, sobretudo, no aspecto da memória institucional. Nesse sentido, o CEDOC mantém a coleção dos boletins dominicais da Igreja desde sua organização, bem como gravações de áudio e vídeo dos cultos.

A Biblioteca, por sua vez, tem o propósito de colocar à disposição dos membros e congregados da Igreja literatura cristã de qualidade, na convicção de que a leitura de livros cristãos em conjunto com a Bíblia auxilia os crentes na compreensão e no desenvolvimento de seu relacionamento com Deus, bem como na defesa da fé. Ademais, a Biblioteca serve como um instrumento poderoso na capacitação de professores da Escola Bíblica Dominical e no aprofundamento dos temas pertinentes ao seu currículo.

Atualmente o acervo da Biblioteca da Igreja Memorial Batista conta com mais de 6.500 livros, 500 DVDs, 800 fitas VHS, além de periódicos, CDs e folhetos, um dos maiores acervos especializados em Religião da Capital. Os membros e congregados da Igreja podem fazer o empréstimo de até 3 materiais, mediante cadastro em sistema eletrônico, pelo prazo de duas semanas para livros e uma semana para vídeos.

A Biblioteca funciona no Bloco E do Edifício de Educação Cristãdo campus da Igreja Memorial Batista, aos domingos das 9h às 10h10. Acesse o blog da biblioteca: https://bibliotecadamemorial.wordpress.com/